quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Benefícios do chocolate amargo!


Todos já sabem que o chocolate é rico em calorias e gorduras saturadas podendo
contribuir para o aumento dos níveis de colesterol, riscos de doenças
cardiovasculares e aumento de peso quando consumido em grandes quantidades. No entanto, a ciência trás boas notícias para os que apreciam o chocolate amargo.
Segundo um estudo publicado no “Journal of the American Medical Association” (2003), duas barras pequenas (10g cada) de chocolate amargo ao dia podem reduzir a pressão arterial em hipertensos e diminuir os riscos de infartos e derrames. Este dado foi comprovado por um estudo conduzido pela “Universidade de Glasgow” e “Instituto Nacional para Pesquisa de Alimentos e Nutrição “ (Itália,2003) com 12 voluntários, no qual a presença de antioxidantes foi aumentada em 20% nos indivíduos que ingeriram 100 gramas de chocolate meio amargo, em relação ao grupo que ingeriu chocolate ao leite. Segundo o estudo, a presença de leite no chocolate interfere na capacidade de absorção dos antioxidantes podendo neutralizar seus benefícios.

Uma maior ingestão de antioxidantes reduz a taxa de radicais livres na corrente sanguínea, cuja concentração está relacionada a doenças cardiovasculares e alguns tumores. Somente o chocolate amargo possui uma grande concentração de cacau de onde provém os flavonóides e o polifenol, substâncias com poderes antioxidantes que reduzem o depósito de placas de gordura nas artérias prevenindo infartos e derrames. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite e branco.

No entanto, vale lembrar que os possíveis benefícios do chocolate meio amargo referem-se a uma quantidade limitada, ou seja, exagerar no chocolate pode provocar efeitos indesejáveis à saúde devido a sua elevada concentração de gorduras saturadas, açúcar simples e calorias.

Um comentário:

Lisa Marini disse...

Amei isso!! bjos
Visite o meu blog: oficinadacriacao-scrapbooking.blogspot.com