quarta-feira, 19 de novembro de 2008

DICAS NO SUPERMERCADO!



1) Não vá às compras com fome! Com fome compramos mais do que precisamos e já que os alimentos estão em casa, acabamos comendo-os.
2) Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o "supérfluo" de lado e comece suas compras pelo setor de hortifrutis , assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes (que são volumosos) não deixando espaço para os outros ítens que geralmente são mais engordativos.
3) Evite o corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas vista fica mais difícil resistir às tentações.
4) Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os menos calóricos e menos gordurosos, há muitas opções no mercado de produtos mais saudáveis e ao mesmo tempo muito saborosos.
5) Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos nas prateleiras. As novidades de produtos lights e mais saudáveis surgem a cada dia, porém não se iluda com as ofertas levando quantidades desnecessárias, pois podem aumentar as suas calorias
6) Evite parar em todos os "pontos de degustação", as porções servidas são pequenas, mas no final somam várias calorias.
7) Prefira os alimentos conservados em água e não em óleo, o valor calórico destes últimos é muito maior, além de conter alta concentração de gorduras.
8) Na hora de escolher os cereais matinais, evite aqueles que possuem açúcar refinado na sua composição; há várias opções com mel, açúcar mascavo ou até mesmo não adoçados.
9) Prefira o peito de peru ao invés do presunto, pois é menos gorduroso e ainda você leva calorias a menos.
10) Opte pelos alimentos integrais, pois são mais nutritivos, auxiliam no funcionamento dos intestinos e além disto, já existem vários alimentos integrais, como o arroz, farinha de trigo e pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.
11) Quando for ao setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais e sem recheios, eles são na maioria das vezes os vilões responsáveis pelas calorias a mais.
12) Prefira os molhos simples aos muito elaborados, estes últimos geralmente possuem na sua composição cremes gordurosos, óleos ou outros ingredientes calóricos.
13) Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos, pois na hora daquela "fominha" são estes que você vai atacar.
14) Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras, são mais saudáveis e consequentemente têm menos calorias.
15) Quando for escolher os sucos industrializados, prefira as versões light ou sem açúcar, os quais quase não possuem calorias. Porém, não se esqueça que o suco natural é mais gostoso e mais saudável, pois fornecem vitaminas e minerais das frutas.
16) Use e abuse de ervas evite os temperos prontos que são ricos em sódio e/ou clicamato monossódico que podem elevar a pressão arterial.
17) Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos aos amarelos.
18) Opte pelo requeijão light, o qual tem 35 a 40% menos calorias quando comparados aos tradicionais, mantendo o mesmo sabor e dê preferência aos leites e iogurtes desnatados, são menos calóricos por possuírem baixa porcentagem de gorduras.
19) Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você garante a leveza das preparações, além de ser um passatempo bem interessante
.
20) Por ultimo, planeje a sua alimentação da semana, lembrando de comprar varidas frutas para você comer de lanche no intervalo das principais refeições.


Fonte: RG Nutri

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ALIMENTAÇÃO NA AMAMENTAÇÃO




Essa é uma fase em que o corpo necessita de mais “combustível”, que é o alimento (aproximadamente 500Kcal a mais), pois ele esta gastando mais energia para produzir o leite materno, por isso é muito importante se alimentar de forma correta e ingerir alimentos ricos em nutrientes, para não causar nenhuma deficiência de nutrientes na mãe e para o corpo continuar a produzir leite.






Quando estamos amamentando é fundamental manter uma
alimentação equilibrada, saudável e completa além de beber muito líquido, de
preferência água ou sucos de fruta
Nunca fique mais de 3 horas sem se alimentar, ou seja, faça lanches entre as principais refeições.


Não existe nenhuma comprovação científica que os alimentos causam cólicas nos bebes, mas sabemos que na prática isso acontece. Por isso deve-se evitar alguns alimentos até seu bebê completar 2 meses (fase em que o intestino da criança esta um pouco mais maduro).
Evite:
- alimentos muito condimentados,
- sucos e frutas cítricas como a laranja,
- chocolates, refrigerantes, café (alimentos que contem muita cafeína);
- repolho, couve, melão e pepino (porque podem produzir gases);
- leite e derivados
Prefira:
- Frutas e sucos como caju, goiaba, manga;
- legumes cozidos
- Arroz e pão de preferência integral
OBS: feijão (pode comer, para não causar gases no bebê deixe de molho antes de cozinhar e despreze a água, coma batido do liquidificador).
Não se esqueça que a tensão ou o estresse do ambiente pode deixar o bebê tenso e agitado, acentuando a cólica, assim como a forma de amamentar (repare se o bebê não esta engolindo ar enquanto mama) e se está arrotando após cada mamada.


E Lembre-se, amamentar o seu filho é mais que um ato de amor, é proporcioanar ao seu filho nutrientes e anticorpos essenciais para os seus primeiros meses de vida .

terça-feira, 4 de novembro de 2008

DICAS NUTRICIONAIS CONTRA A GORDURA LOCALIZADA!


Com a chegada do verão, as pessoas tendem a se preocupar mais com aquela "gordurinha" na barriga, nos culotes, a chamada gordura localizada.
A gordura localizada,apresenta uma etiologia multifatorial, sendo os principais fatores predisponentes a herança genética, os hábitos alimentares e o sedentarismo. A medida que esses fatores se somam, maiores as chances de se desenvolver o problema.
Os principais vilões:
Alimentos com gorduras são os principais vilões. A gordura não utilizada como fonte de energia tente a ser armazenada em certas regiões do corpo, como energia de reserva, podendo aumentar a gordura localizada.
O excesso de açúcar e carboidratos também se transforma em energia de reserva e aumenta nossa quantidade de gordura. Não deve haver exclusão desses alimentos, visto que são fundamentais para a saúde, no entanto o consumo deve ser equilibrado.

A solução:
* Equilibre a oferta de alimentos protéicos, tais como carnes, leite e derivados e ovos. A carência desse nutriente pode ajudar no aparecimento de gordura localizada.
* Controle o consumo de calorias, diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos, pois representam nossa maior fonte concentrada de calorias, acumulando mais do que o dobro de calorias das proteínas e carboidratos.
* Comece a substituir algumas carnes vermelhas do seu cardápio pelas carnes brancas de peixes ou aves. Prepare-os no vapor, grelhados, cozidos ou assados. Evite, sempre, as frituras, ricas em gorduras.
* Procure utilizar pouco óleo nas preparações, inclusive no tempero de saladas. Prefira o azeite ou óleos como o de canola ou girassol. Evite os doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate, pois possuem grande quantidade de gorduras e alta concentração de calorias.
* Prefira as frutas ou se fizer muita questão dos doces, escolhas os feitos a base destas. Evite os molhos gordurosos, preferindo sempre os mais simples, como os a base de tomate.
* Procure comer moderadamente, usando o bom senso e pratique exercícios regularmente.
* Utilize pouco sal, pois o excesso deste é responsável pela retenção de líquidos pelo organismo.
* Prefira os alimentos integrais, pois são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam na excreção de excesso de gorduras e colesterol da dieta.
* Faça várias refeições ao dia em pequenas porções, facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.
* Mastigue bem os alimentos, este processo permite que o processo digestório seja lento, implicando em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro e, assim, diminuindo a vontade de continuar a comer.

OBS: não se esquece de praticar alguma atividade física, e fazer procedimentos estéticos como massagens, pode ajudar na eliminação dessas "gordurinhas"