quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Benefícios do chocolate amargo!


Todos já sabem que o chocolate é rico em calorias e gorduras saturadas podendo
contribuir para o aumento dos níveis de colesterol, riscos de doenças
cardiovasculares e aumento de peso quando consumido em grandes quantidades. No entanto, a ciência trás boas notícias para os que apreciam o chocolate amargo.
Segundo um estudo publicado no “Journal of the American Medical Association” (2003), duas barras pequenas (10g cada) de chocolate amargo ao dia podem reduzir a pressão arterial em hipertensos e diminuir os riscos de infartos e derrames. Este dado foi comprovado por um estudo conduzido pela “Universidade de Glasgow” e “Instituto Nacional para Pesquisa de Alimentos e Nutrição “ (Itália,2003) com 12 voluntários, no qual a presença de antioxidantes foi aumentada em 20% nos indivíduos que ingeriram 100 gramas de chocolate meio amargo, em relação ao grupo que ingeriu chocolate ao leite. Segundo o estudo, a presença de leite no chocolate interfere na capacidade de absorção dos antioxidantes podendo neutralizar seus benefícios.

Uma maior ingestão de antioxidantes reduz a taxa de radicais livres na corrente sanguínea, cuja concentração está relacionada a doenças cardiovasculares e alguns tumores. Somente o chocolate amargo possui uma grande concentração de cacau de onde provém os flavonóides e o polifenol, substâncias com poderes antioxidantes que reduzem o depósito de placas de gordura nas artérias prevenindo infartos e derrames. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite e branco.

No entanto, vale lembrar que os possíveis benefícios do chocolate meio amargo referem-se a uma quantidade limitada, ou seja, exagerar no chocolate pode provocar efeitos indesejáveis à saúde devido a sua elevada concentração de gorduras saturadas, açúcar simples e calorias.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

SEMENTE DE LINHAÇA


Atualmente ouve-se falar sobre esta semente que apresenta benefícios maravilhosos à saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição. Saiba a seguir um pouco mais sobre a linhaça.


De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos, ou seja, possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.
A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento saudável e indicado para incluir na alimentação da população.

Lignana
A linhaça é a fonte mais rica de lignana, que é um composto fitoquímico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.
Fibras
As fibras regulam o intestino, pois desempenham papel importante no trânsito intestinal, aumentando o bolo fecal. Ajudam a controlar os níveis de colesterol e glicose sanguínea, previnem o câncer de cólon e dão a sensação de saciedade. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem 4,3g de fibras.
Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6
Este tipo de gordura é antioxidante e proporciona benefícios ao organismo, como impedir a formação de placas de ateroma e conseqüentemente prevenir doenças cardiovasculares; ajudar na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue; renovação celular; estimular a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins; diminuir ainda a retenção de líquidos e atuam no sistema imunológico.
Vitaminas e minerais
A semente de linhaça tem as seguintes vitaminas e minerais: vitaminas A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Cada uma dessas vitaminas e minerais tem funções importantes no organismo humano.
Forma de preparo
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.

Experimente colocar a farinha da linhaça em iogurtes, frutas, sucos, vitaminas, inclua esse alimento na sua alimentação!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sucos para saúde!


Beber sucos diariamente é uma maneira de ingerir alimentos de baixa calorias e de alto valor nutricional. Use a imaginação, saia da rotina e experimente misturar vários tipos de frutas e verduras.
Dicas de Sucos:

Manga Refrescante
Ingredientes:
1 polpa de manga, ½ (meia) maçã, 2 folhas de hortelã fresca. Gelo a vontade
Modo de Preparo:
Junte no copo do liquidificador a polpa de manga, a maçã, as folhas de hortelã e o gelo até obter uma mistura homogênea.

Suco antioxidante
Ingredientes:
200 ml de polpa de acerola, 1 xícara (chá) de morango picado, 1 xícara (chá) de melancia picada, 1 colher (sopa) de mel. Bata a acerola no liquidificador até que ela dissolva completamente e em seguida acrescente os outros ingredientes.

Suco anti-estresse
Ingredientes:
1 maçã com casca e sem semente, 550 g de cenoura, 100 g de brócolis, 50 g de salsinha.
Modo de preparo:
Corte as cenouras e as maçãs em pedaços pequenos e bata na centrífuga ou liquidificador com os demais ingredientes, coe se necessário.

Vitamina de Pêra com Maracujá e Aveia
Ingredientes:
1 copo (americano) de suco de maracujá, 1 pêra média em pedaços, 1 colher (sopa) de aveia.
Modo de preparo:
No liquidificador bata a pêra com o suco de maracujá. Coe e coloque em um copo com a aveia no fundo. Sirva logo após o preparo

Suco verde
Ingredientes:
1 litro de água, 2 polpas de maracujá, 4 xícaras de couve picada, suco de 1 limão, açúcar a gosto.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se necessário. Sirva gelado.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ALIMENTOS FUNCIONAIS




O termo "alimento funcional' foi introduzido no Japão em meados dos anos 80 e se refere à qualquer alimento ou ingrediente de algum alimento que pode fornecer um benefício à saúde que vai além dos nutrientes tradicionais que ele contém.


De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Abaixo, estão descritos alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:
Betacaroteno - Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Presente na abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve;
Licopeno - Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata. Presente no tomate;
Fibras - Redução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo. Presente na frutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais;
Flavonóides - Antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Presente no sumo natural de uva e vinho tinto;
Isoflavonas - Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Presente na soja;
Ácido gordo ómega 3 - Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Presente nos peixes e óleo de peixes;
Pró-bióticos - Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogénicos. Presente nos iogurtes e leite fermentado;
Pré-bióticos - São o substrato dos pró-bióticos. Ajudam a activar o sistema imunitário e auxiliam a absorção do cálcio pelo organismo. Presentes nas fibras do pão, dos cereais, nos frutos e em maior quantidade nos legumes;
Antioxidantes - Ajudam a reduzir o risco cardiovascular e a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. Presentes em frutas e vegetais (tomate, cebola, etc.).





terça-feira, 14 de outubro de 2008

Apresentação da Espaço Nutri- Nutrição Funcional e Consultoria






Hipócrates, o Pai da Medicina, já afirmava há 2400 anosFaça do seu alimento seu medicamento”, estabelecendo a estreita relação dos efeitos dos alimentos que ingerimos na saúde do organismo.
Embora a alimentação seja elemento da maior importância na vida das pessoas, no dia a dia poucos apresentam um comportamento alimentar sadio, seja por falta de conhecimento ou pela influência social e cultural dos meios de comunicação.
A evolução do mundo moderno promoveu profundas mudanças em nossos hábitos. Hoje, nos alimentamos de forma diferente, respiramos um ar diferente e estamos em contato com novas substâncias sintéticas (tóxicas ou não) que não existiam há alguns anos. Alem disso, nos movimentamos cada vez menos e ainda somos obrigados a absorver cada vez mais informações e a lidar com emoções e desafios constantes no nosso dia a dia. Nosso sistema digestivo e neurológico, em conjunto com o sistema imunológico, estão em sobrecarga.
Cada vez mais o nosso corpo é atingido por substâncias que oxidam (envelhecem e destroem) as células do nosso corpo, por isso a importância de ingerir uma alimentação variada nutricionalmente, rica em antioxidantes.
Já está bem estabelecida a relação dos alimentos com a qualidade de vida. A ingestão de alimentos da forma correta e em quantidades adequadas está intimamente relacionada com a diminuição do risco de desenvolvimento de inúmeras patologias como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
Com atendimento diferenciado, a Espaço Nutri- Nutrição funcional e Consultoria busca melhorar a qualidade de vida de seus pacientes através de uma boa alimentação, a nutricionista basea-se na Nutrição Clínica Funcional que tem como principal princípio a consideração da individualidade de cada pessoa.
A política de trabalho, visa à melhora da saúde de seus pacientes através do alcance dos objetivos de cada um, priorizando e respeitando seus hábitos de vida e melhorando seu cotidiano.

Este Blog será mais uma ferramenta que a Espaço Nutri utilizará para garantir que seus pacientes e clientes tenham acesso à informações e dicas sobre alimentação e nutrição.

Lembre-se você é o que você come!

OBS: Qualquer dúvida pode ser encaminhada ao nosso e-mail: espaconutri@hotmail.com